ARTE LOGOTIPO-IPIG.png

“SINOPSE DE NOSSAS CRENÇAS”

A  Igreja Presbiteriana da Ilha do Governador, é uma  Igreja  Cristã Reformada, que crê na Bíblia como a nossa  única regra de fé e prática e a fonte de toda doutrina  ensinada pela verdadeira Igreja de Cristo.

  • 1) Cremos que as Escrituras do Antigo e Novo Testamentos são em sua inteireza, a verdadeira Palavra inerrante, inspirada e infalível de DEUS.                                                               

  • 2) Cremos que a Bíblia Sagrada nos revela perfeitamente o caráter de Deus, a Sua santa volição e tudo o que concerne à nossa eterna salvação.                                                                                 

  • 3) Sustentamos que todas as coisas que acontecem, estão debaixo da Soberania de Deus, que a tudo ordena, visando a consecução dos Seus eternos propósitos na Igreja e na história.                                                                                                                                                      

  • 4) Afirmamos que, quanto ao conhecimento de DEUS, “nós só podemos conhece-Lo, até onde Ele se revela a nós nas Sagradas Escrituras”, conforme pertinentemente ensinou o grande reformador João Calvino. Aqui evocamos as sábias palavras de João Calvino: “Onde quer que eu veja a Palavra de Deus pregada e ouvida sinceramente; onde quer que veja os sacramentos administrados de acordo com a instituição de Cristo, ali não podemos ter qualquer dúvida de que a igreja de Deus tem alguma existência”. (Calvino 1966, Institutas IV, i, p. 9).                                                                                    

  • 5) Professamos a crença que “A fiel pregação das Escrituras, a fiel administração dos Sacramentos e o exercício da disciplina, são as marcas distintivas da verdadeira igreja de Cristo, conforme preceitua a nossa fé Cristã e Reformada.

 

                                  

  • 6) Afirmamos a Cristocentricidade das Escrituras Sagradas, e que não há salvação fora de Cristo. Anuímos com o Reformador Lutero em seu grande catecismo que, “Onde Cristo não é pregado, não há Espírito Santo para criar, chamar e reunir a igreja cristã”.                                                                                                 

  • 7) Cremos que há três pessoas na Divindade: O Pai, o Filho e o Espírito Santo: estas três pessoas são um só Deus verdadeiro e eterno, da mesma substância, iguais em poder e glória, embora distintas pelas suas propriedades pessoais.                                                                                            

  • 8) Cremos na “Ressurreição do Corpo e na Vida Eterna”, em consonância com Heidelberg em resposta à pergunta n. 57, “Que consolo te dá a ressurreição do corpo?”. O Catecismo de Heidelberg responde: Que minha alma, após esta vida, não somente é levada diretamente a Cristo, mas também que este meu corpo, ressuscitado pelo poder de Cristo, , se unirá de novo a minha alma e virá a ser como o corpo glorioso de Cristo.”  A confissão de Westminster fala como o mesmo espírito quando afirma que, na morte, “As almas dos justos, sendo então aperfeiçoadas na santidade, são recebidas no mais alto dos céus, onde vêem a face de Deus em luz e glória, esperando a plena redenção de seus corpos (Confissão de Fé de Westminster, Capítulo XXXII, parágrafo 1). De igual modo, a Confissão Helvética (1560) em seu capítulo XXVI, declara: “Cremos que os fiéis, depois da morte física, vão diretamente para Cristo”.

WhatsApp Image 2020-08-28 at 18.18.42.jp

Conheça nossos catecismos

Confissao_de_Fe.jpg

Confissão de Fé de Westminster

CATECISMO_Menor.jpg

Breve Catecismo 

CATECISMO_MAIOR.jpg

Catecismo Maior